Faça uma comunicação inclusiva que realmente chegue em todos os níveis da empresa
A Comunicação Interna carrega a importante responsabilidade de impulsionar, moldar e movimentar a cultura organizacional, amplificando a voz tanto da empresa quanto de seus colaboradores. É ela que alinha estratégias, expectativas, promove conhecimento e, acima de tudo, transforma comportamentos.
No final das contas, o objetivo é claro: funcionários altamente engajados, com forte senso de pertencimento, baixa rotatividade, eficiência operacional e produtividade em constante crescimento. Eis então o desafio, fazer chegar a comunicação a todos, sem exceção. Ter uma conexão estabelecida e verdadeira a 100% dos colaboradores, independentemente de cargo ou função, é resultado de uma Comunicação Interna estratégica atuante e eficaz.
Apesar do acesso fácil dos administrativos à comunicação, 46% das empresas veem a comunicação com times operacionais como um dos principais desafios, segundo uma pesquisa recente da Aberje e da Ação Integrada,
Essa realidade é confirmada pelo estudo da DeskAlerts de 2023, que revela que 76% dos colaboradores operacionais acreditam não receber informações suficientes da gestão. Esses dados evidenciam a necessidade urgente de adaptar as estratégias de Comunicação Interna para garantir que todos os colaboradores sejam igualmente informados e conectados.
Vamos entender então quem é este público operacional, perspectivas de alcance e como ter uma comunicação inclusiva.
Quem é o time operacional?
Geralmente são profissionais que atuam na linha de frente das áreas fabris, serviços gerais, logísticas, entre outras, distribuídos em diversas localidades e turnos, sem acesso fácil a canais de comunicação, podem carregar diferentes bagagens culturais, ser de diferentes gerações, e níveis de escolaridade.